pedestrian and cycling networks in Aveiro

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(PT) A zona central de Aveiro é caracterizada por um tráfego pedonal relativamente intenso, sobretudo no percurso que liga a estação à Universidade, sendo os estudantes os principais peões.

(EN) The central zone of Aveiro is characterized by a relatively intense pedestrian traffic, especially on the route that linked the station to the University, and the students are the main pedestrian.

(PT) Contudo, as infra-estruturas pedonais não estão conservadas, são inexistentes em ruas mais antigas, são descontínuas e as soluções para a acalmia de tráfego nas suas ligações são inexistentes. Os estacionamentos ilegais dificultam a circulação dos peões e a não homogeneização do pavimento ou, por vezes, a sua reduzida dimensão, dificultam a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida.

É ainda de notar que algumas das vias pedonais acompanham os vários canais da ria, mas estes percursos não estão explorados para fins turísticos.

Graças à topografia plana de Aveiro, criou-se no ano de 2000 o projecto Buga, pioneiro em Portugal, e dotou-se a zona central de ciclovias. Contudo, devido às condições da oferta, o uso da bicicleta não é encarado como um meio normal de transporte no dia-a-dia, com excepção de alguns estudantes da Universidade.

As ciclovias estão dispersas, são descontínuas e não abrangem zonas residenciais, comerciais, serviços e escolas. Os parques para bicicletas estão quase todos inactivos (excepto o do Fórum) e não coincidem com as paragens dos transportes públicos. O estacionamento ilegal dificulta a circulação de bicicletas.

O uso da bicicleta para o lazer tem vindo também a diminuir, relacionando-se com os fins-de-semana ou com os fluxos de turismo de Páscoa e Verão. Contudo, algumas das ciclovias poderiam ser uma excelente forma de conhecer as zonas mais atractivas, culturais e históricas da cidade.


(EN) However, the pedestrian infrastructures are not conserved, they are absent in the oldest streets and are discontinuous and solutions for traffic calming in their links are missing. The illegal parking prejudice the movement of pedestrians and the non-homogeneity of the routes and their small size prejudice the movements of persons with reduced mobility.
Some footpaths accompanying the various channels of the Ria but they are not exploited for tourism purposes.

Due to the flat topography of Aveiro was created in 2000 the pioneering project in Portugal called BUGA, and the central zone was endowed with cycle lanes. However, due to supply conditions, the use of bicycles is not seen as a normal means of transport on the daily routine, with the exception of some students of the University. The cycle lanes are scattered, discontinuous and do not cover residential and commercial areas, services and schools. There is only one active bicycle park and the inactive ones do not coincide with the bus stops and the seaport. The illegal parking impedes the movement of bicycles.

The use of bicycles for recreation has also been decreasing, relating to the weekends or tourism flows in the Easter and Summer. However, some lanes could be a great way to experience the most attractive areas, cultural and historical interests.

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