Movebus service

1-161

 

para-blog2

 

A rede de transportes da MoveBus é constituída por 8 linhas da rede geral (linhas 1 a 8), 4 linhas de fim-de-semana (9 a 12), 2 linhas de circulação interna (Azul e Verde), 5 “escolares” e “directos” aos Domingos em tempo de aulas.

Para além das “escolares” que têm início e fim nas freguesias mais periféricas, todas as linhas passam pelo centro de Aveiro, nas freguesias da Glória, Vera Cruz e Esgueira.

Os censos indicam que a percentagem de utilizadores de autocarros no concelho de Aveiro baixou de 15,4% em 1991 para 9,6% em 2001. Para a procura existente, a oferta é relativamente razoável mas não representa alternativa ao transporte individual nem acompanha o ritmo de vida actual. A cobertura espacial é grande mas desequilibrada, pois contribui para a concentração e excesso na zona central de Aveiro. As frequências são bastante baixas em praticamente todas as linhas, o que leva a longas esperas pelos autocarros, sobretudo na estação.

9 Responses to “Movebus service”


  1. 1 Hugo Silva March 11, 2009 at 9:59 am

    Para além dos poucos autocarros que existem e a falta que ligação com as actividade citadinas, os que existem funcionam muito mal. Dou-te um exemplo, comprei um bilhete de 10 viagem e ainda não consegui usar uma única. Quando chega o autocarro a espera é tal, que já não está ninguém, nem se atrevem a esperar pelo próximo. Nestas alturas a única coisa que funciona são os taxis.

  2. 2 joanagsantos March 11, 2009 at 12:41 pm

    pois, de facto é uma situação habitual. daí considerar importante uma solução de informação a tempo real, não só para que as pessoas tenham a noção do tempo, como também para os próprios gestores tomem PLENA consciência do “abuso” que é a falta de pontualidade e o que isso PREJUDICA o sistema. Porque se um se atrasa, tudo o resto para a ser difícil de gerir.
    joana santos

  3. 3 João Ferreira October 27, 2009 at 4:57 pm

    Boa tarde Joana,

    Antes de mais felicitá-la pelo trabalho apresentado, que a meu ver está perfeito, dada a forma sucinta como apresenta o seu projecto.

    Também eu estou a preparar uma tese de mestrado nesta altura e no decorrer da minha pesquisa qualitativa vim parar a este espaço. Neste momento procuro dados sobre a utilização de meios de transporte no concelho de Aveiro e reparei que apresenta um quadro sobre a mobilidade no concelho. Essa informação é de grande importância para o desenvolvimento da minha tese. O problema é que não encontro nos Censos do INE informação relativa aos dados que apresenta (slide 15). Poderia dar-me uma ajudinha?

    Cumprimentos e o meu obrigado.
    João Ferreira

    • 4 joanagsantos October 28, 2009 at 11:02 am

      Bom dia!
      Queria agradecer desde já o interesse demonstrado. É curioso encontrarmos pessoas que se interessam exactamente pelo mesmo assunto. Já agora, que dissertação está a desenvolver? Qual o título? Qual o curso e a universidade integrantes? Fiquei bastante curiosa!

      Bem, em relação à informação sobre os meios de transporte em Aveiro, existem poucos estudos realizados. Contudo, tive acesso ao seguinte:
      – plano de mobilidade da Câmara Municipal de Aveirode 2008
      – relatórios de gestão e contas da MoveAveiro (no site da empresa)
      – anuários estatísticos da região centro (site do INE)
      – censos 1991 e 2001 (site do INE)
      – contagens classificadas de tráfego em 2008 (site da CMA)

      Relativamente aos transportes públicos privados, é ainda mais difícil encontrar informação. De qualquer das formas estou a tentar reuni-la, mas ainda não sei dar-lhe exactamente directrizes.

      De qualquer das formas, a minha dissertação estará concluída no final do ano civil corrente. Posteriormente poderá ter acesso na biblioteca da Universidade de Aveiro.

      Espero ter ajudado. Os melhores cumprimentos.
      Joana Santos

      • 5 João Ferreira October 28, 2009 at 2:30 pm

        Boa tarde Joana,

        Sou aluno do mestrado em Gestão de Marketing do IPAM de Aveiro (já agora toda a minha formação desde o 10º ano é em marketing/publicidade/RP/comunicação).
        Neste momento estou a desenvolver uma tese cujo tema é a costumização/personalização de bicicletas. Para este trabalho optei por estudar o concelho de Aveiro, de forma a viabilizar o mesmo.

        Aquilo que procuro (e que me trouxe a esta sua apresentação) são mecanismos que me permitam segmentar o tipo de consumidores de bicicletas deste concelho, de forma a direccionar o estudo de mercado que pretendo desenvolver, correctamente.

        Pelo que percebi, nos censos 2001 os veículos de duas rodas foram considerados em conjunto (motorizados e velocipedes) e esse aspecto inviabiliza de alguma forma a análise que posso fazer do “mercado”.

        Curiosamente, esta manhã estive na UA reunido com o Prof. José Carlos Mota, a quem falei do seu trabalho, penso que se conhecerão.

        Agradeço desde já o esclarecimento prestado, acreditando que me irá ser útil.

        O meu muito obrigado novamente.

        Cumprimentos,
        João Ferreira

  4. 6 João Ferreira October 28, 2009 at 2:34 pm

    Já agora Joana, onde pode consultar o plano de mobilidade da Câmara Municipal? Só se encontra no Arquivo da mesma, correcto?

    • 7 joanagsantos October 28, 2009 at 3:07 pm

      Em primeiro lugar, trate-me por tu. Não tenho idade para ser senhora:p
      Sim eu e o professor José Mota conhecemo-nos, exactamente graças ao mesmo motivo!

      Bem, a minha dissertação baseia-se na globalidade dos transportes, com vista à intermodalidade dos mesmos. No entanto, sei que existem muitos dados sobre a população de Aveiro, a sua caracterização sócio-económica, etc., mas pouca coisa sobre bicicletas.

      O professor José Mota está a desenvolver doutoramento sobre bicicletas e provavelmente ele falou-te no Engenheiro Mário ALves. Eu tenho um artigo dele sobre bicicletas na revista Arquitectura e Vida. Provavelmente consegues encontrar estudos que ele desenvolveu.
      Não sei se o IMTT terá algum estudo, mas duvido.
      Enviarei o plano de mobilidade da CMA via email.

      Mais dúvidas, é so contactar. Se encontrar algo mais, gostaria também de tomar conhecimento.

      Cumprimentos
      Joana Santos

      • 8 João Ferreira October 28, 2009 at 4:38 pm

        Ok Joana, então trata-me também por tu, que os meus 25 anos não exigem este tipo de formalidades😉

        Por acaso o Prof. JCM não me falou no Engenheiro Mário Alves, mas isso talvez seja porque não está muito relacionado com a minha tese de mestrado. De qualquer forma e como sou um cidadão preocupado, vou passar os olhos por alguns artigos dele.

        Se me puderes enviar o plano de mobilidade da CMA ficava-te muito agradecido. Se conseguir alguma informação extra eu faço questão de avisar e já agora, porque não mostrar o projecto que tenho na área de costumização de bicicletas (ainda está na cabeça, quero metê-lo no papel).

        O meu e-mail: joaopedrodferreira@gmail.com

        Obrigado😉

  5. 9 joanagsantos October 28, 2009 at 5:12 pm

    Sim, claro. Teria todo o gosto em ter conhecimento desse projecto.
    Assim que puder, irei actualizar o blog com coisas que desenvolvi para ter mais feedbacks. O que aqui está ainda é uma amostra.
    Cumprimentos
    Joana Santos


Leave a Reply

