projecto “bute”

O produto “BUTE –  Bicicletas de Utilização Estudantil” é um projecto do universo “BICLAS – Eco Mobilidade Urbana”.

A BUTE, em parceria com diversas entidades, irá desenvolver e implementar todo o projecto em várias Universidades e Institutos Politécnicos a nível nacional, abrangendo o maior número possível de estudantes, docentes e funcionários das mesmas. O projecto tem como propósito facilitar a mobilidade aos Estudantes Universitários e de forma gratuita, quer dentro dos campos universitários quer na sua deslocação fora da universidade, sempre no sentido da ecologia.

Alguns dados curiosos disponibilizados no site http://www.bute.com.pt:

– Acima de 50% das emissões poluentes tais como NOx e CO provêm dos veículos automóveis.

– Cerca de 4%, é a taxa de crescimento anual do consumo de energia no sector automóvel, o que quer dizer que este valor duplica a cada 20 anos.

– Na Europa, metade dos transportes motorizados efectuam percursos inferiores a 3 km.

– Um carro gasta entre 5-20 litros/100km MAIS combustível na cidade do que na estrada.

2 Responses to “projecto “bute””


  1. 1 René Bento December 23, 2008 at 1:18 am

    Poderia acrescentar que esta questão da mobilidade está intimamente ligada à necessidade de promover um conceito de sustentabilidade, mas não necessáriamente referindo-se exclusivamente ao ambiente natural. É aqui que surge o termo «mobilidade sustentável», que procura antes de mais, acomodar o que para mim são 3 niveis essenciais: crescimento económico, equidade social e sustentabilidade ambiental. Os custos e os benefícios para promover a mobilidade sustentada está diferencialmente distribuída através dos diferentes segmentos da população, baseada na localização, características socio-demográficas e económicas, padrões de comportamento e outros atributos. O problema reside em que geralmente as medidas desenhadas para beneficiar um grupo normalmente revela-se como adverso para outros grupos. Mas sem dúvida que a promoção de uma mobilidade sustentada traz grandes benefícios à sociedade quando desenhados de forma harmoniosa.

    René Bento
    Designer

  2. 2 joanagsantos January 4, 2009 at 11:27 pm

    Concordo plenamente contigo que uma “mobilidade sustentável” não se prende apenas com o meio ambiente, apesar de muitas vezes os meios de informação salientarem apenas esta realidade.
    Em primeira instância, a mobilidade relaciona-se com o ordenamento do território, que pode ou não contribuir para o desenvolvimento económico, a acessibilidade e, com isso, a melhoria da qualidade de vida.
    Deixo aqui alguns dados que ilustram esta problemática:

    «(…) a economia europeia perde anualmente perto de 100 mil milhões de euros, ou seja, 1% do PIB da UE, devido a um fenómeno de congestionamento crónico.
    (…) um acidente mortal em cada três ocorre nas zonas urbanas, onde peões e ciclistas são as primeiras vítimas.»

    (in “Public consultation in preparation for the Green Paper on urban mobility” – SEC (2007) 1209 – 25.9.2007)

    Por exemplo, grande parte dos cidadãos pode não deixar de usar o seu transporte particular motorizado. Contudo, se não existir uma redução de tráfego e um bom sistema de transportes públicos, as pessoas que apenas fazem o seu dia-a-dia graças ao uso de transportes públicos, sujeitar-se-ão à exclusão, ao abandono.

    Não menos importante, a estes problemas acresce a necessidade cada vez mais urgente da sustentabilidade ambiental. Daí a solução passar por uma mobilidade socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. O contributo do Design pode precisamente passar por uma melhor informação para uma reorganização da mobilidade no território.

    Joana Santos


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





%d bloggers like this: